Plantel 2009/2010

quarta-feira, 7 de julho de 2010

FIM DE CICLO

No dia 7 de Setembro de 2008 nasceu o blog da Associação Desportiva e Cultural de Santiago Maior, era na altura dos poucos clubes distritais a não ter presença na blogosfera. Foi o resultado de uma conversa entre mim e o José Belo, sendo que a parte técnica da criação do blog e os primeiros dois posts ficaram a cargo dele. A partir daqui fui eu o criador das secções, das crónicas dos jogos, de tudo aquilo que foi aqui aparecendo, bom ou mau. Todo o grupo de trabalho e direcção tiveram conhecimento desde o inicio quem administrava este blog. Pensava eu que o blog do clube seria um espaço em que os adeptos que estão longe pudessem seguir a vida do clube e que os que estão perto ajudassem no dia a dia. Infelizmente não foi conseguido na sua totalidade. Entendo que o blog de um clube deve ser rigoroso na análise aos jogos e não permitir determinado género de criticas áqueles que tornam possivel a continuação da actividade do clube, nomeadamente directores, equipa técnica e jogadores. Isto obrigava a ter algum cuidado por exemplo na análise dos jogos, onde nunca foi referido o nome de qualquer jogador que tivesse protagonizado alguma jogada negativa para o desfecho final do jogo.
No que se refere aos comentários tambem houve esse cuidado, não publicar comentários ofensivos para a dignidade de ninguem. Com o passar do tempo tornou-se engraçado verificar que nas semanas em que a equipa ganhava raramente havia comentários a registar esse facto e a dar os parabens ao grupo, nas semanas em que a equipa não ganhava era o contrário, muitos comentários a dizer mal de tudo e de todos, nomeadamente do treinador.
Na altura da minha saida do comando técnico da equipa foi-me pedido pelo Sr. Presidente do clube, Élio Silva, que assegurasse o blog até final da época, óbviamente que as informações a colocar no blog seriam asseguradas por ele. Ficou tambem definido que no final da época lhe passaria a responsabilidade de continuar com este blog.
Finalmente gostaria de agradecer a todos os adeptos, directores, ex directores e TODOS os jogadores, todo o apoio que me prestaram. Gostaria de referir particularmente o nome do Sr. Presidente, Élio Silva, apoiou sempre o grupo nos bons e maus momentos, e do grande capitão Beta, sempre um exemplo quer dentro quer fora do campo.
Neste grande clube já fui jogador, vice presidente e treinador, estarei sempre à disposição para qualquer ajuda que seja necessária, serei sempre um adepto do clube.
Termino a minha participação com uma pequena história: como é sabido Cristovão Colombo descobriu a América, quando voltou foi-lhe oferecido um banquete. Nesse banquete alguns convidados troçavam da proeza, dizendo que a única coisa que ele tinha feito era navegar sempre para Oeste, tinha sido fácil. Cristovão Colombo lançou um repto a estes convidados, colocar um ovo na mesa em pé. Todos tentaram mas ninguem conseguiu, apesar de muitas tentativas e de variadas formas. Cristovão Colombo mandou cozer um ovo, cortou ligeiramente um das extremidades e colocou o ovo de pé. Todos disseram que assim tambem eles conseguiriam, ao que Cristovão Colombo respondeu, "se era tão fácil porque não o fizeram voçês???"
O nome Cristovão Colombo perdura na história, o nome dos detractores perdeu-se no tempo.
Até sempre, viva a ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA E CULTURAL DE SANTIAGO MAIOR!!!!!!!
VITOR MANUEL ARANHA PIRES